FAQ
PHP Manual / HOSPEDAGEM / Hospedagem de Sites / Registro de Domínio / Servidor Dedicado / Revenda / Web local / Php Manual Espanhol / Php Manual Francês / Php Manual Inglês

PHP e outras linguagens

PHP é a melhor linguagem para programar para web, mas e as outras linguagens?

  1. PHP vs. ASP?
  2. Existe um conversor de ASP para PHP?
  3. PHP vs. Cold Fusion?
  4. PHP vs. Perl?

PHP vs. ASP?

ASP não é uma linguagem propriamente dita, é um acrônimo para Active Server Pages, a verdadeira linguagem usada para programar ASP é Visual Basic Script ou JScript. A maior desvantagem de ASP é fato de ser um sistema proprietário que só tem suporte nativo no Microsoft Internet Information Server (IIS). Isso limita a sua disponibilidade a servidores baseados em Win32. Existem alguns projetos em andamento que permitem que ASP seja executado em outros ambientes e webservers: » InstantASP da » Halcyon (comercial), Chili!Soft ASP da » Chili!Soft (comercial). ASP tem a fama de ser mais lento e incómoda que o PHP, menos estável também. Algumas das vantagens do ASP é o fato de usar primeiramente VBScript, é relativamente fácil de aprender se você já souber como programar em Visual Basic. Suporte a ASP também é disponibilizado por padrão no servidor IIS, o que torna fácil de fazer funcionar. Os componentes nativos do ASP são muito limitados, então se você precisar usar capacidades "avançadas", como interagir com servidores FTP, é necessário comprar os componentes adicionais.

Existe um conversor de ASP para PHP?

Sim, o server-side » asp2php é frequentemente referido assim como essa opção » client-side.

PHP vs. Cold Fusion?

PHP é considerada mais rápida e mais eficiente para tarefas complexas de programação e para tentar novas idéias. PHP é geralmente citado como mais estável e por consumir menos recursos também. Cold Fusion tem melhor tratamento de erro, abstração de banco de dados e tratamento de datas embora abstração de banco de dados é tratado no PHP 4. Outra coisa que é listada como um dos fortes do Cold Fusion é seu excelente engine de busca, mas já foi mencionado que um engine de busca não é algo que deve ser incluído em uma linguagem de script para web. PHP roda em quase todas as plataformas que existem; Cold Fusion só está disponível em Win32, Solaris, Linux e HP/UX. Cold Fusion tem uma boa IDE e é geralmente mais fácil de se começar, enquanto o PHP inicialmente requer mais conhecimento de programação. Cold Fusion é tem como alvo não-programadores, enquanto PHP é focado para programadores.

Um ótimo resumo feito por Michael J Sheldon nesse assunto foi postado para a lista de e-mail do PHP. Uma cópia pode ser achada em » http://marc.theaimsgroup.com/?l=php-general&m=95602167412542&w=1.

PHP vs. Perl?

A maior vantagem do PHP sobre Perl é que PHP foi feita para criação de scripts para web enquanto Perl foi feita para fazer muito mais e pode, por consequência disso, ficar muito complicado. A flexibilidade / complexibilidade de Perl torna fácil escrever código que outro autor / codificador tenha trabalho de ler. PHP tem um formato mais rígido e menos confuso sem perder flexibilidade. PHP é mais fácil de integrar com HTML já existente que Perl. PHP tem quase todas as funcionalidades 'boas' do Perl: construções, sintaxe e por aí vai, sem se torna tão complicado quanto Perl pode ser. Perl é uma linguagem testada e aprovada, existe desde o final dos anos 80, mas PHP está amadurecendo muito rápido.


FAQ
PHP Manual / HOSPEDAGEM / Hospedagem de Sites / Registro de Domínio / Servidor Dedicado / Revenda / Web local / Php Manual Espanhol / Php Manual Francês / Php Manual Inglês