Configuração em tempo de execução
PHP Manual / HOSPEDAGEM / Hospedagem de Sites / Registro de Domínio / Servidor Dedicado / Revenda / Web local / Php Manual Espanhol / Php Manual Francês / Php Manual Inglês

O arquivo de configuração

O arquivo de configuração (php.ini) é lido quando o PHP inicia. Para as versões de módulo de servidor, isso acontece apenas quando o servidor web for inicializado. Para as versões CGI e CLI, isso acontece à cada invocação.

php.ini é procurado nesses lugares (na ordem):

Se php-SAPI.ini existe (onde SAPI é o SAPI usado, então o nome de arquivo é, por exemplo, php-cli.ini ou php-apache.ini), é usado ao invés do arquivo php.ini. nome SAPI pode ser determinado pela função php_sapi_name().

Nota: O servidor web Apache muda o diretório para raiz durante a inicialização, causando com que o PHP tente ler o arquivo php.ini da raiz do arquivo de sistema, se ele existir.

As diretivas do arquivo php.ini tratadas por extensões são documentadas respectivamente nas páginas das próprias extensões. A lista de diretivas principais está disponível no apêdice. No entanto, provavelmente nem todas as diretivas do PHP estão documentadas no manual. Para uma lista completa das diretivas disponíveis na sua versão do PHP, por favor leia seu arquivo php.ini. Também há alternativa de baixar a » última versão do arquivo php.ini dos repositórios do CVS, que pode ser de ajuda também.

Exemplo #1 php.ini example

; any text on a line after an unquoted semicolon (;) is ignored
                        [php] ; section markers (text within square brackets) are also ignored
                        ; Boolean values can be set to either:
                        ;    true, on, yes
                        ; or false, off, no, none
                        register_globals = off
                        track_errors = yes

                        ; you can enclose strings in double-quotes
                        include_path = ".:/usr/local/lib/php"

                        ; backslashes are treated the same as any other character
                        include_path = ".;c:\php\lib"

A partir do PHP 5.1.0, é possível acessar as variáveis .ini dentro dos arquivos .ini. Exemplo:open_basedir = ${open_basedir} ":/new/dir".


Configuração em tempo de execução
PHP Manual / HOSPEDAGEM / Hospedagem de Sites / Registro de Domínio / Servidor Dedicado / Revenda / Web local / Php Manual Espanhol / Php Manual Francês / Php Manual Inglês