Receitas - Sopas & Caldos - Capeletes in brodo

Arroz
Aves
Bacalhau
Bebidas Sucos
Biscoitos Bolachas
Bolos Tortas Doces
Carnes
Diet Light
Entradas
Glacês
Lanches Sanduíches
Massas
Microondas
Molhos
Pães
Peixes
Receitas Rápidas
Saladas
Salgados
Sobremesas Doces
Sopas Caldos
Sorvetes
Tortas Salgadas
Vegetarianas
Reaproveitamento
Internacionais
Natal & Fim de Ano
Receitas para Regime
Culinária Mineira
Dicas & Utilidades
HOME


Capeletes in brodo

ingredientes

Massa:
300 gramas de farinha de trigo
3 ovos

Brodo:
8 Xicara de água
1 frango
2 talos de salsão
2 cenouras
2 cebolas médias
1 folha de louro
1 dente de alho
1 cravo-da-índia
6 grãos de pimenta-do-reino
4 talos de salsinha
1 tomate
Sal

Recheio:
2 Xicara de frango desfiado (o utilizado no Brodo)
3 Colher (sopa) de farinha de rosca
4 Colher (sopa) de parmesão
Pitada de noz-moscada
Sal e pimenta-do-reino
1 ovo

Modo de Preparar

Massa:
Misturar os ovos à farinha e trabalhar com ela até ficar bem lisa. Abrir a massa em um cilindro e cortar quadrados de 5 cm e cobrir com um pano úmido. Preparar os capeletes colocando um pouco de recheio no centro de cada quadradinho da massa, unair as pontas em forma de triângulo, dobrar para trás a ponta do triangulo e enrolar no dedo para formar os capeletes. Retirar o caldo da geladeira e eliminar a gordura que estará na superfície. Levar o caldo sem gordura novamente ao caldeirão e, se necessário, acrescentar mais água para obter o equivalente a 6 xícaras de brodo. Temperar com sal e pimenta-do-reino e cozinhar os capeletes no brodo. Servir com mais parmesão ralado.

Brodo:
Cortar em pedaços graúdos a cebola, as cenouras e o salsão. Cortar o frango em 8 pedaços e temperar levemente com sal e pimenta-do-reino. Colocar um caldeirão no fogo e aquecer, adicionar os pedaços de frango e dourar levemente (não é necessário colocar óleo, pois o frango solta um pouco de gordura).
Assim que o frango começar a dourar, acrescentar a cebola, cenoura, salsão, alho e tomate cortado ao meio e refogar por 5 minutos, adicionar a água que deve estar fria. Colocar no caldeirão a folha de louro, o dente de alho descascado, os talos de salsinha e os grãos de pimenta, levar à fervura e, com uma escumadeira, retirar a espuma que se forma na superfície. Abaixar o fogo, tampar parcialmente o caldeirão e cozinhar o caldo por 1 hora e meia. Coar o caldo, deixar esfriar e levar à geladeira por 6 horas, pois a gordura poderá ser removida com facilidade.

Recheio:
Desfiar o frango cozido e colocar em um processador, processar até obter uma pasta, acrescentar os ingredientes restantes para o recheio e misturar bem. Se o recheio ficar muito mole, acrescentar um pouco mais de farinha de rosca. Colocar o recheio na geladeira para firmar um pouco.


1449214492">