Receitas - Tortas Salgadas - Torta de polvo

Arroz
Aves
Bacalhau
Bebidas Sucos
Biscoitos Bolachas
Bolos Tortas Doces
Carnes
Diet Light
Entradas
Glacês
Lanches Sanduíches
Massas
Microondas
Molhos
Pães
Peixes
Receitas Rápidas
Saladas
Salgados
Sobremesas Doces
Sopas Caldos
Sorvetes
Tortas Salgadas
Vegetarianas & Cua.
Reaproveitamento
Internacionais
Natal & Fim de Ano
Receitas para Regime
Culinária Mineira
Dicas & Utilidades
HOME


Torta de polvo

ingredientes

Massa:
2 e ½ Xicara de farinha de trigo
½ Xicara (chá) de água gelada
1 Colher (chá) de sal
150 gramas de manteiga gelada, cortada em pedacinhos

Recheio:
1 quilo de polvo limpo
1 cebola grande picada
5 dentes de alho picados
1 e ½ tablete de caldo de legumes dissolvido em 3 Xicara (chá) de água fervente
¼ Xicara de salsinha picada
¼ Xicara (chá) de óleo
1 Xicara (chá) de arroz
1 Xicara (chá) de vinho branco seco
1 gema levemente batida (para pincelar)

Modo de Preparar

Massa:
Numa tigela grande, juntar a farinha de trigo, o sal e a manteiga. Misturar com a ponta dos dedos até obter uma farofa. Adicionar a água e amassar ligeiramente com as mãos. Fazer uma bola com a massa. Embrulhar em filme plástico e reservar na geladeira.

Recheio:
Numa panela grande, ferva em fogo alto 1,5 litro de água (cerca de 5 minutos). Acrescentar o polvo e deixar ferver por 1 minuto. Escorrer, cortar em pedaços de 1 cm e reservar. Numa panela média, em fogo alto, refogar a cebola e o alho no óleo, mexer de vez em quando com uma colher de pau, até a cebola ficar macia (cerca de 3 minutos). Acrescentar o polvo, o arroz, o vinho e o caldo de legumes, misturar e cozinhar até o polvo ficar macio (cerca de 15 minutos). Adicionar a salsinha, misturar e retirar do fogo. Deixar esfriar.
Preaquecer o forno a 180°C (médio). Com um rolo, abrir a massa sobre o fundo de uma forma de abrir de 23 cm de diâmetro. Com uma faca, aparar a borda da massa e colocar o fundo na forma. Formar rolos pequenos com uma parte da massa restante. Pressionar um por vez, na lateral da forma até revestir. Aparar a borda. Rechear a massa com a mistura do polvo. Abrir a massa restante (reservar uma parte para decorar) e cobrir o recheio. Pressionar a borda para fechar bem a torta. Com uma carretilha, recorte as sobras da massa em tiras de 1 cm de largura. Pincelar a massa com a gema batida. Colar as tiras sobre a massa formando 4 semicírculos. Pincelar também as tiras. Assar o forno preaquecido até dourar (cerca de 35 minutos). Desenformar e servir em seguida.


1478814788">