Receitas - Tortas Salgadas, Pizzas, Pães & Calzones - Torta Nordestina

Arroz
Aves
Bacalhau
Bebidas Sucos
Biscoitos Bolachas
Bolos Tortas Doces
Carnes
Diet Light
Entradas
Glacês
Lanches Sanduíches
Massas
Microondas
Molhos
Pães
Peixes
Receitas Rápidas
Saladas
Salgados
Sobremesas Doces
Sopas Caldos
Sorvetes
Tortas Salgadas
Vegetarianas & Cua.
Reaproveitamento
Internacionais
Natal & Fim de Ano
Receitas para Regime
Culinária Mineira
Dicas & Utilidades
HOME


Torta Nordestina

Ingredientes
400 gramas de charque (carne seca)

Massa:
½ Xicara (chá) de batata ralada fino
2 Xicara (chá) de farinha de trigo
½ Colher (chá) de canela em pó
2 Colher (sopa) de água
1 Colher (chá) de sal
100 gramas de manteiga gelada, cortada em pedacinhos

Recheio:
5 Colher (sopa) de manteiga
5 Colher (sopa) de óleo
1 ovo levemente batido com 2 Colher (sopa) de farinha de trigo
4 bananas-da-terra cortadas em fatias
3 cebolas cortadas em rodelas finas
1 gema batida (para pincelar)


Tirar a gordura do charque e cortar em lascas. Transferir para uma tigela grande, cobrir com água, vedar com filme plástico e deixar na geladeira pôr 12 horas, trocando a água 3 vezes nesse tempo. Escorrer, passar em água corrente e escorrer novamente. Transferir para uma panela grande, cobrir com 3 litros de água e cozinhar em fogo alto até ficar macio (cerca de 50 minutos). Escorra e reservar.

Massa:
Numa tigela grande, juntar todos os ingredientes, menos a água. Misturar com a ponta dos dedos até obter uma farofa. Adicionar água e amassar ligeiramente com as mãos. Fazer uma bola com a massa. Embrulhar em filme plástico e reservar na geladeira.

Recheio:
Numa panela grande, aquecer em fogo médio 3 colheres (sopa) de manteiga e 2 colheres (sopa) do óleo. Adicionar a cebola e refogue, mexendo as vezes, até ficar macia (cerca de 10 minutos). Acrescentar o charque e o ovo batido com farinha e misturar. Transferir para uma tigela grande e reservar. Na mesma panela, aquecer a manteiga e o óleo restantes em fogo médio. Juntar a banana e fritar até dourar (cerca de 10 minutos). Escorrer sobre papel toalha. Reservar. Preaquecer o forno a 180°C (médio). Com um rolo, abrir a massa sobre o fundo de uma forma de abrir de 20 cm de diâmetro. Com uma faca, aparar a borda e colocar o fundo na forma. Formar rolinhos com uma parte da massa (reservar o restante para cobrir). Pressionar, um pôr vez, na lateral da forma até revesti-la. Aparar a borda. Cobrir o fundo da massa com metade da banana, rechear com a mistura de charque e colocar a banana restante por cima. Abrir a massa que sobrou e cobrir o recheio. Pressionar bem as bordas com os dedos. Pincele a gema. Assar no forno preaquecido até dourar (cerca de 40 minutos). Desenformar num prato e sirva em seguida.


2055420554">